Psiquiatria

Psiquiatria é uma das especialidades da Medicina, e basicamente é responsável pelo diagnóstico e tratamento dos chamados Transtornos Mentais e de Comportamento, atuando com a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação dos diferentes modos de manifestações das doenças mentais em geral. São exemplos destas: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência e os transtornos de ansiedade. Os médicos especializados em psiquiatria são em geral designados por psiquiatras (até meados do século XX foi também comum a designação alienistas).

A meta principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico. Para isso, é necessária uma avaliação completa do paciente, com perspectivas biológica, psicológica e de ordem cultural, entre outras afins. Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado com medicamentos ou terapêuticas diversas, como a psicoterapia, prática de maior tradição no tratamento.

A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer “arte de curar a alma”.

Os transtornos mentais são descritos por suas características patológicas, ou psicopatologia, que é um ramo descritivo destes fenômenos. Muitas doenças psiquiátricas ainda não têm cura. Enquanto algumas têm curso breve e poucos sintomas, outras são condições crônicas que apresentam importante impacto na qualidade de vida do paciente, necessitando de tratamento a longo prazo ou por toda a vida. A efetividade do tratamento também varia em cada paciente.

Perguntas Frequentes

O médico psiquiatra é o especialista das funções psíquicas cerebrais, tais como, o pensamento, o humor, a vontade própria, a capacidade de sentir prazer ou de trabalhar, a afetividade, memória, concentração, entre outras. Portanto, qualquer pessoa que perceba desequilíbrio em uma ou mais destas funções, merece uma avaliação detalhada por um médico psiquiatra.
Não. A vida corrida e a pressão que o dia-a-dia exerce em nossas vidas é algo muito comum nos dias de hoje. Porém, quando a ansiedade causa prejuízo funcional ou sofrimento excessivo, ela deve ser prontamente diagnosticada e tratada por um médico psiquiatra.
A depressão na maioria dos casos é uma doença crônica, como o diabetes e a hipertensão arterial. O principal objetivo do tratamento é a remissão dos sintomas, com o uso de medicamentos e/ou psicoterapia, fazendo com que a pessoa possa levar uma vida absolutamente normal. Em alguns casos pode-se reduzir ou até suspender o medicamento, porém há chance de a pessoa experimentar um outro episódio depressivo durante a vida.

Especialistas

Dra. Marcia Zipperer Shiokawa
Ver curriculo
Dra. Marcia Zipperer Shiokawa

Psiquiatria

Dra. Denise Gonçalves Beraldo
Ver curriculo
Dra. Denise Gonçalves Beraldo

Psiquiatria

Dra. Cristina B. Bertolucci
Ver curriculo
Dra. Cristina B. Bertolucci

Psiquiatria

Não encontrou a sua dúvida?

Envie sua pergunta para nossos especialistas

Agende sua CONSULTA ONLINE!

Outras especialidades

©2021 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Preciso Web