Psicologia

Psicologia é o estudo do comportamento e as funções mentais. A psicologia tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo alguns, como objetivo final o benefício geral da sociedade. Um pesquisador ou profissional desse campo é conhecido como psicólogo, podendo ser classificado como cientista social, comportamental ou cognitivo. A função dos psicólogos é tentar compreender o papel das funções mentais no comportamento individual e social, estudando também os processos fisiológicos e biológicos que acompanham os comportamentos e funções cognitivas.

Psicólogos exploram conceitos como percepção, cognição, atenção, emoção, Inteligência, fenomenologia, motivação, funcionamento do cérebro humano, personalidade, comportamento, relacionamentos interpessoais, incluindo resiliência, entre outras áreas. Psicólogos de orientações diversas também estudam conceitos como o inconsciente e seus diferentes modelos.

Embora em geral o conhecimento psicológico seja construído como método de avaliação e tratamento das psicopatologias, também é direcionado à compreensão e resolução de problemas em diferentes camadas do comportamento humano. A grande maioria dos psicólogos pratica algum tipo de papel terapêutico, seja na psicologia clínica ou no aconselhamento psicológico. Outros dedicam-se à contínua pesquisa científica relacionada aos processos mentais e o comportamento, tipicamente dentro dos departamentos psicológicos das universidades ou outros ambientes acadêmicos. Além dos campos terapêutico e acadêmico, a psicologia aplicada é empregada em outras áreas relacionadas ao comportamento humano, como a psicologia do trabalho nos ambientes industriais ou organizacionais, psicologia educacional, psicologia esportiva, psicologia da saúde, psicologia do desenvolvimento, psicologia forense, psicologia jurídica, entre outros.

Os psicólogos são os profissionais responsáveis pela elaboração e aplicação dos testes psicológicos e pela construção de escalas que buscam compreender os mais diversos processos mentais (atenção, memória, linguagem, inteligência entre outros), para depressão, ansiedade, e para os mais diversos objetivos como uma avaliação psicológica, um processo seletivo de emprego e na Psicologia Forense por exemplo.

Perguntas Frequentes

Os psicólogos e psiquiatras são profissionais da saúde habilitados para tratar das questões psíquicas e mentais, que atuam de forma complementar. A indicação do tratamento medicamentoso é feita pelo psiquiatra como médico, com o objetivo de diminuição de sintomas físicos, e na psicoterapia cabe ao psicólogo tratar, elaborar e identificar a demanda de cada paciente.
A psicoterapia é um auxilio para tratar males comportamentais e psíquicos que afetam a vida do individuo. A terapia ajuda no tratamento de patologias mentais, buscando entender a causa e também ajudar nas dificuldades que o paciente apresenta, como fobias específicas, elaboração de luto, e quaisquer dificuldades de superação ou decisão que tenha, acolhendo o sofrimento do mesmo e visando seu bem-estar físico e emocional.
A somatização ocorre quando um indivíduo apresenta sintomas físicos, mas que são de origem psicológica. Um exemplo é a ansiedade. É o termo médico usado para expressão corporal do estresse e algumas emoções.

Especialistas

Dr. Cristino Lemos
Ver curriculo
Dr. Cristino Lemos

Psicologia

Dra. Ana Paula Mazorca
Ver curriculo
Dra. Ana Paula Mazorca

Psicologia

Não encontrou a sua dúvida?

Envie sua pergunta para nossos especialistas

Agende sua CONSULTA ONLINE!

Outras especialidades

©2021 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Preciso Web